Mutirão de Negociação de Dívidas segue até 30 de novembro com condições especiais para consumidores endividados

Consumidores com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa nacional que reúne mais de 160 instituições financeiras e conta com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.

O objetivo é permitir que consumidores renegociem débitos em atraso com condições diferenciadas, como parcelamentos facilitados, descontos no valor total e redução de taxas de juros.

Dívidas que podem ser negociadas

O mutirão contempla dívidas contraídas em bancos e instituições financeiras que não tenham bens em garantia e não estejam prescritas. Entram na lista pendências como cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.
Já financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis ficam de fora desta rodada de negociações.

As tratativas podem ser feitas diretamente nos canais oficiais dos bancos participantes ou pela plataforma Consumidor.gov.br, serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para resolução de conflitos de consumo.

Para participar via portal, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro no Gov.br. Depois de enviar a solicitação, a empresa tem até dez dias para responder à proposta do consumidor.

Apoio presencial e orientação financeira

Quem preferir pode buscar apoio presencial nos Procons que aderiram à iniciativa. Nesses locais, é possível receber orientação financeira personalizada e, no caso de consumidores superendividados, contar com o auxílio de técnicos para criar um plano de pagamento viável.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a ação é uma oportunidade de reorganizar as finanças e retomar o controle do orçamento. “Para as pessoas superendividadas, o fluxo de negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para criação de um plano de pagamento”, explicou a entidade.

Como participar

Todas as informações sobre o mutirão — incluindo a lista de instituições participantes e seus canais de negociação — estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, mantida pela Febraban.

O consumidor também pode aderir acessando o site www.consumidor.gov.br, fazendo o login, selecionando a instituição credora e seguindo as instruções.

Além disso, é possível consultar gratuitamente o Registrato, sistema do Banco Central que reúne dados sobre dívidas e relacionamentos financeiros, para verificar se há pendências em aberto.

Outras opções de negociação

Quem tem débitos com empresas de varejo, telecomunicações, energia, saneamento, universidades ou financeiras pode buscar alternativas no Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos para quitação de dívidas não bancárias.

As negociações podem ser feitas pelo site do Serasa ou em agências dos Correios participantes, onde os consumidores podem quitar ou renegociar pendências diretamente.

Com o prazo final se aproximando, especialistas em finanças pessoais recomendam que os consumidores aproveitem o mutirão para negociar dívidas com condições mais vantajosas e iniciar o próximo ano com as contas em dia.