Fusão PSL DEM: 'criará a maior força de direita dos últimos anos no Brasil', avalia colunista do ND1
Prestes a ser oficializada, a fusão entre DEM e PSL vai criar uma 'super-potência' partidária, de acordo com o que informou o ND1 ontem (14/09). De acordo com levantamento feito pela reportagem ontem — a nova legenda deve nascer com 79 a 81 deputados federais — e conquistar o posto de maior bancada na Câmara, com força para decidir votações importantes e ter peso significativo.
Será a primeira vez em vinte anos que a direita reunirá tantos parlamentares em uma única agremiação. A última vez foi no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, quando o PFL (atual DEM) elegeu 105 representantes.
Caso a nova sigla seja realmente concretizada, vai ter força para desbancar o PT, que desde 2010 elege as maiores bancadas na Câmara. Em 2018 por exemplo, foram 54. Mesmo que 25 parlamentares bolsonaristas deixem o novo partido, como esperado, a sigla que será criada seguirá com o maior número de deputados.
A ideia de dirigentes de PSL e DEM é usar a megaestrutura que está sendo formada para atrair uma candidatura à Presidência em 2022 capaz de rivalizar com Bolsonaro e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PSL de Bivar não esconde de ninguém o 'namoro' com o apresentador José Luiz Datena, o problema no entanto está nas pesquisas que não são favoráveis ao comunicador da BandTV.
Além de maior partido da Câmara, a nova legenda deve controlar três Estados, favorecendo a formação de palanques regionais nas disputas eleitorais. Hoje, o PSL governa Tocantins, com Mauro Carlesse, e o DEM administra Goiás, com Ronaldo Caiado, e Mato Grosso, com Mauro Mendes.
(*) Este artigo não representa a opinião do ND1 e é de total responsabilidade do colunista.

RADAR ND1
Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.
Leia +