Moraes autoriza Bolsonaro a sair da prisão para cirurgia em hospital de Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (12) que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixe temporariamente a prisão para realizar uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília. A saída, no entanto, não será imediata: a defesa deverá informar previamente a data do procedimento.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde cumpre pena definitiva de 27 anos e três meses de prisão, após condenação na ação penal que apurou a chamada trama golpista.

A autorização foi concedida após laudo médico da PF confirmar que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de intervenção cirúrgica “o mais rápido possível”. A perícia foi realizada na quarta-feira (17), na sede do Instituto Nacional de Criminalística, também em Brasília, por determinação do ministro, após pedido da defesa.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes negou um novo pedido de prisão domiciliar apresentado pelos advogados de Bolsonaro, que alegavam o estado de saúde do ex-presidente.

Segundo o ministro, o réu pode receber atendimento médico particular sem necessidade de autorização judicial e conta com suporte da Polícia Federal em caso de emergência. Moraes ressaltou ainda que o local onde Bolsonaro está custodiado fica em absoluta proximidade com o hospital particular onde ele costuma receber atendimentos médicos, sendo, inclusive, mais próximo do que o endereço residencial do ex-presidente.