Senado instala CPI do Crime Organizado para investigar milícias e facções
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira (29), em Brasília, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4). O colegiado terá como objetivo investigar a estruturação, expansão e funcionamento de milícias e facções criminosas em todo o país.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou Alcolumbre, em nota oficial.
Composição e prazo de trabalho
A CPI será composta por 11 senadores titulares e sete suplentes. O prazo estipulado para a comissão concluir suas investigações é de 120 dias, podendo, ao final, apresentar propostas de aperfeiçoamento da legislação vigente para combater o crime organizado.
Segundo o presidente do Senado, a decisão pela instalação da CPI ocorreu após conversas com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), um dos autores do requerimento para criação da comissão.
Objetivos e foco das investigações
- Os senadores integrantes da CPI terão como atribuição:
- Investigar o modus operandi das organizações criminosas;
- Mapear as condições de instalação e expansão de milícias e facções em cada região;
- Analisar as estruturas de tomada de decisão dessas organizações;
- Identificar medidas legais e administrativas para fortalecer o combate ao crime organizado no país.
A comissão também buscará informações sobre recursos financeiros, atuação em setores públicos e privados e formas de infiltração dessas organizações na sociedade, com foco em criar soluções mais eficazes de prevenção e repressão.
