Lula lança Compromisso Nacional Toda Matemática para fortalecer ensino da disciplina na educação básica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-fei
ra (1º), o decreto que institui o Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa que busca garantir o direito à aprendizagem em matemática para estudantes da educação básica em todo o país. O programa será coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal.

Segundo Lula, a iniciativa pretende promover uma verdadeira “revolução na educação brasileira”. Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente afirmou que a medida tem como meta preparar o Brasil para avançar no desenvolvimento científico e tecnológico.

“Para ver se a gente dá um salto, uma revolução, para esse país parar de ser exportador de commodities, para a gente poder ficar exportando inteligência e conhecimento, que é isso que leva o país para o desenvolvimento”, disse.

O presidente destacou ainda a importância de tornar a escola um espaço atrativo para os alunos, com ambiente acolhedor, merenda de qualidade e bons professores. “Se a gente fizer isso, a gente está fazendo uma revolução na educação brasileira”, acrescentou.

Eixos de atuação do programa

O Compromisso Nacional Toda Matemática será estruturado em cinco frentes principais:

  • Governança e gestão
  • Formação de profissionais da educação
  • Orientação curricular
  • Avaliação da aprendizagem
Reconhecimento e compartilhamento de boas práticas

O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a prioridade na formação de professores e no uso de ferramentas digitais para apoiar a avaliação de estudantes.

“Teremos uma ferramenta digital para avaliar o aluno, para o professor poder corrigir e traçar as suas estratégias, mas fundamentalmente formar professores, material pedagógico focado nisso”, explicou.

Santana também ressaltou que estados e municípios com melhores resultados no ensino da matemática terão reconhecimento e valorização, nos moldes da política já aplicada à alfabetização.

Adesão voluntária e inclusão de públicos específicos

A adesão ao Compromisso será voluntária e poderá ser feita de forma integral ou parcial por redes estaduais, distrital e municipais de ensino, respeitando as necessidades de cada território educacional.

O decreto também prevê ações voltadas para garantir o direito à aprendizagem em matemática de populações específicas, incluindo jovens, adultos, idosos, comunidades quilombolas, indígenas, camponesas, bem como pessoas da educação especial e da educação bilíngue de surdos.

Com a medida, o governo busca enfrentar os desafios históricos no desempenho dos estudantes brasileiros em matemática, disciplina que figura entre as maiores dificuldades apontadas nas avaliações nacionais e internacionais.