Lula alfineta Trump em evento de interligação de Roraima
Editado por:Elise VenturaPublicado em:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou um evento em Brasília, nesta quarta-feira (10), para elogiar a soberania brasileira e mandar uma indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula afirmou que, em vez de "ficar brigando" com o Brasil, Trump deveria visitar o país para conhecer o sistema elétrico nacional. O comentário veio após o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informar que os EUA não possuem um sistema que conecta todos os estados.
"Ao invés do Trump ficar brigando com a gente, o Trump poderia vir conhecer o nosso sistema interligado. Ele ia perceber que ia ser muito melhor para os EUA do que ficar brigando com a gente que não quer brigar", disse Lula. A fala ocorre em um momento de tensão, com Trump sobretaxando produtos brasileiros e exigindo o fim de processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Roraima, o último estado a ser conectado
A ocasião do evento foi a interligação de Roraima ao sistema elétrico nacional, o que torna o estado o último a ser conectado. A obra, conhecida como linhão do Tucuruí, ligou Manaus a Boa Vista e teve um investimento de R$ 2,6 bilhões. A linha de transmissão, com 725 km de extensão, foi energizada nesta quarta-feira.
Lula defendeu que o modelo de sistema brasileiro é um exemplo para o mundo e sugeriu que os países da América do Sul deveriam se unir para interligar seus potenciais energéticos, principalmente de hidrelétricas. Ele ressaltou que a iniciativa poderia transformar a região em uma potência ainda maior em energia limpa.