No Brasil, após seis anos de negacionismo explícito de Michel Temer e Jair Bolsonaro, a sociedade civil já começa a entender que se não colocarem as mãos na massa, nossos filhos e netos pagarão o preço de nossa insensatez.
No Brasil, após seis anos de negacionismo explícito de Michel Temer e Jair Bolsonaro, a sociedade civil já começa a entender que se não colocarem as mãos na massa, nossos filhos e netos pagarão o preço de nossa insensatez.
Novamente o Brasil se coloca como líder e referencial nas políticas ambientais, seja com o reaproveitamento do bagaço de cana para material de construção, energia eólica, energia solar, redução do desmatamento da floresta amazônica ou reeducação da sociedade na reciclagens de produtos de compostagem(reciclagem ou reuso), o brasileiro é resistente.
Os Governos Federal/Estadual/Municipais deveriam entre outras coisas, contratarem técnicos, vitaminar os Conselhos Municipais e Estaduais, fortalecer fiscalizações que distribuam salgadas multas, notificações, auto de infrações e caçar licenças a empresas que não se adequem às novas necessidades ambientais, precisamos assumir nossas responsabilidades.
À Sociedade cabe melhores escolhas, escolher bem que vai representar-nos nas Assembleias, nas prefeituras ou no Estado. Precisamos ficar atentos e exigentes quanto a quem nos representa.
Os Programas de CTRs (Central de Tratamento de Resíduos) que podem eliminar todos os lixões de céu aberto no País que tem a frente o Conselhos ambientais/Educação/Saúde e Saneamento a frente, é um excelente instrumento ambiental, mas, poucos municípios entendem a emergência em avançar.
No Rio de Janeiro, por exemplo, é lamentável a política ambiental do atual governo, os manguezais da Baía da Guanabara estão entregues nas mãos dos donos de loteamento irregulares, o que restou de sua mata atlântica, em disputa de empreendimentos empresariais ou "turísticos" lamentavelmente.
Ainda temos tempo, enquanto isso, a temperatura do planeta bate recordes, cabe a mim, a você contribuirmos para que nossos filhos e netos vejam o que vimos e desfrutem dessa exuberante natureza.

EDUARDO DA SILVA
Um apaixonado por política, um profundo conhecedor dos temas centrais brasileiro e sempre disposto a analisar sem paixões, mas buscando a razão.
Leia +