Entenda como a China está se tornando o “Bicho Papão” dos Estados Unidos, por Eduardo da Silva

A China tornou-se assombração aos EUA, a princípio com o total apoio dos próprios americanos na década de 1960, para tornar a China antagônica à Rússia.

Ajudaram  uma futura super potência ressurgir com extrema força no século 2021, digo ressurgir pois até 1835 a China tinha o maior PIB (produto interno bruto) época que os americanos ainda sonhavam em invadir países, porém a China em 1835 sofre terrível invasão Inglesa que entupiu a sociedade chinesa com centenas de toneladas de ópio, vindo guerras após guerras.

Em 1960 a China volta a ser interesse do Ocidente/Europa e grande capital é investido visando seus interesses.

A China com sua cultura milenar aprendeu, fez o dever de casa e, de patinho feio há 50 anos atrás, se torna  o motor planetário com mais potência e como o Brasil embarcou no projeto Sino/Brasil poderemos ao lado e seguindo o vácuo dos chineses ocupar o espaço que merecemos como grande aliado nas Américas.

Chega a ser deprimente ver como os americanos tratam o "problema chinês" uma coisa é certa, minha geração nasceu sobre a influência Yankee, mas veremos o "cowboy" passar o chapéu aos "amarelos".

Que venham os chineses, contudo os EUA não estão mortos, o presidente do Irã caiu de um helicóptero por "acidente", o presidente da Ucrânia baleado por seu segurança e o Primeiro Ministro da Eslováquia levando bala no meio da rua... essa nova guerra fria promete.

Foto do Colunista

EDUARDO DA SILVA

Um apaixonado por política, um profundo conhecedor dos temas centrais brasileiro e sempre disposto a analisar sem paixões, mas buscando a razão.

Leia +