TSE inicia Teste da Urna 2025 para verificar segurança dos sistemas antes das eleições de 2026
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início nesta segunda-feira (1º) ao Teste da Urna 2025, etapa anual de verificação de segurança dos sistemas que serão usados nas eleições gerais de 2026. A iniciativa segue até sexta-feira (5) e reúne especialistas em tecnologia da informação, como hackers, programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal.
Neste período, os investigadores vão tentar invadir o sistema das urnas eletrônicas para identificar eventuais falhas ou vulnerabilidades. Caso algum problema seja encontrado, o TSE terá tempo para corrigir antes do pleito. No primeiro semestre de 2026, os participantes retornam ao tribunal para checar se as correções foram implementadas.
Segundo o TSE, o teste reforça a transparência, confiabilidade e segurança tanto da votação quanto da apuração. A presidente da Corte Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, destacou que esta edição tem número recorde de propostas: 149 apresentadas, das quais 38 foram aprovadas. Ao longo da semana, 31 especialistas participarão dos trabalhos.
