PL suspende salário e funções de Jair Bolsonaro após perda de direitos políticos
O Partido Liberal (PL) anunciou, nesta quinta-feira (27), a suspensão das funções internas e da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro enquanto durarem os efeitos de sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente está com os direitos políticos suspensos e começou a cumprir pena pelo golpe de Estado de 2022.
Em nota, o PL afirmou que a medida é obrigatória e cumpre o que determina a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995), além de decisões da Justiça Eleitoral. “É a lei”, declarou o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, à TV Globo.
Veja todas às Curiosidades da Política ← Você Sabia?
Segundo o partido, Bolsonaro — presidente de honra do PL — está impedido de exercer qualquer atividade partidária e de receber salário enquanto vigorar a suspensão dos direitos políticos. “Infelizmente, por decorrência da lei [...] as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório na AP 2668”, diz o comunicado.
Até então, Bolsonaro recebia cerca de R$ 46 mil mensais por atuar como liderança política da legenda. Com a decisão, o pagamento e as funções ficam interrompidos por tempo indeterminado.
