Governo lança Plano Nacional de Arborização Urbana durante a COP30 em Belém

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou nesta quinta-feira (13), em Belém, o Plano Nacional de Arborização Urbana (Planau), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O programa tem como meta aumentar a cobertura vegetal das cidades brasileiras, considerada hoje abaixo dos padrões recomendados para o equilíbrio ambiental e o bem-estar da população.

Segundo o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, a maioria das pessoas que vivem nas cidades do país ainda tem pouco contato com a natureza. “As populações urbanas têm poucas árvores próximas às suas moradias”, afirmou.

De acordo com dados do Mapbiomas de 2024, a média de arborização nas cidades brasileiras é de apenas 28,2% dos territórios com cobertura verde.

O Planau pretende mudar esse cenário. “A principal meta do plano é aumentar para 65% a proporção da população que vive em ruas com pelo menos três árvores, além de ampliar em 360 mil hectares a área de arborização e áreas verdes das cidades”, explicou o secretário.

Maluf destacou que o plano segue a estratégia 3+30+300, proposta pelo pesquisador Cecil Konijnendijk, em 2021. “Seguimos esse princípio internacional para que todos tenham no mínimo três árvores na sua rua, que todos os bairros tenham pelo menos 30% de áreas verdes e que cada pessoa viva a até 300 metros de uma área verde”, completou.

Segundo o Ministério, o aumento da arborização urbana é fundamental não apenas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas também para melhorar a qualidade do ar, reduzir o calor nas cidades e fortalecer a biodiversidade urbana.

O lançamento do Planau durante a COP30 reforça o papel do Brasil nas discussões globais sobre sustentabilidade e planejamento urbano verde, alinhando o país às metas internacionais de adaptação climática e qualidade ambiental.