STF cancela sessão que marcaria estreia de Luiz Fux na Segunda Turma após morte de Sergio Bermudes
O Supremo Tribunal Federal (STF) cancelou nesta terça-feira (28) a sessão da Segunda Turma que marcaria a estreia do ministro Luiz Fux no colegiado. A decisão ocorreu em razão da morte do advogado Sergio Bermudes, um dos nomes mais influentes da advocacia brasileira, falecido na segunda-feira (27), aos 79 anos, no Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro.
A data da próxima sessão ainda não foi definida.
Fux deixou recentemente a Primeira Turma, responsável por analisar processos relacionados à trama golpista de 8 de janeiro, para assumir a vaga aberta na Segunda Turma com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, agora ex-presidente da Corte. Caso Barroso tivesse permanecido no STF após o fim de seu mandato na presidência, ele passaria a integrar justamente o colegiado que Fux agora ocupa.
Com a mudança, a Primeira Turma do Supremo passa a ter apenas quatro integrantes, aguardando a nomeação de um novo ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para completar a vaga deixada por Barroso.
A Segunda Turma é atualmente composta pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Homenagens a Sergio Bermudes
A morte de Sergio Bermudes provocou grande comoção no meio jurídico. O ministro Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma do STF, lembrou o papel histórico do advogado na defesa do jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura militar. Bermudes foi o responsável pela ação judicial que reconheceu que o crime ocorreu enquanto Herzog estava sob custódia do regime.
“Lamento profundamente sua partida. Fica o legado de uma vida dedicada à advocacia e ao aperfeiçoamento do direito. Meus sentimentos à família”, afirmou Gilmar Mendes.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, decretou luto oficial de três dias e destacou a contribuição de Bermudes à profissão. “Sergio Bermudes reuniu talento, coragem e rigor técnico em uma trajetória que honra a advocacia brasileira. Sua atuação firme em momentos-chave da nossa história deixa um legado de integridade e compromisso com a profissão”, disse Simonetti.
Fundado em 1969, o escritório Bermudes Advogados, um dos mais tradicionais do país, anunciou que seguirá os princípios do fundador. “Temos o compromisso de continuar honrando o seu legado de luta pelo direito, por uma sociedade mais justa e pela formação das novas gerações de advogados”, declarou a instituição em nota.
