Ministro Luís Roberto Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso passou mal na noite desta quarta-feira (15) e foi internado em um hospital de Brasília para a realização de exames. Segundo informações apuradas pela TV Globo, o magistrado apresentou um quadro de indisposição, com suspeita de virose.

Barroso, de 67 anos, havia formalizado na última segunda-feira (13) o pedido de aposentadoria antecipada, cuja concessão foi publicada nesta quarta no Diário Oficial da União. A saída do cargo, no entanto, só será efetivada no próximo dia 18.

O ministro anunciou sua decisão na sessão plenária de quinta-feira (9). Embora pudesse permanecer no Supremo até 2033 — quando completaria 75 anos e seria obrigado a se aposentar compulsoriamente —, Barroso optou por antecipar sua saída.

Com sua aposentadoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará a terceira indicação para a mais alta corte do país durante o atual mandato. As anteriores foram as nomeações de Cristiano Zanin e Flávio Dino em 2023.