Lula critica “PEC da Blindagem” e a chama de “coisa não séria”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quinta-feira (18), a aprovação da chamada "PEC da Blindagem", que aumenta a proteção judicial de parlamentares.
Durante um evento em Brasília, Lula afirmou que a proposta "não é uma coisa séria" e que o que o país precisa é garantir "prerrogativa de vida para o povo brasileiro". A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (16) e agora segue para o Senado.

O texto da PEC altera temas como medidas cautelares e foro privilegiado, estendendo-o para presidentes de partidos com representação no Congresso. Além disso, a proposta inclui a previsão de voto secreto para que deputados e senadores possam decidir sobre a prisão de um colega.

Anistia e resistência no Senado

Questionado sobre a aprovação da urgência do projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, Lula se limitou a dizer que o tema "é com o Congresso". O projeto, que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, acelera a tramitação do texto na Câmara, sem a necessidade de passar por comissões.

A PEC da Blindagem, no entanto, enfrenta forte resistência no Senado. Senadores de diversos partidos, incluindo o MDB e o PSD, já se manifestaram contra a proposta. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar, afirmou que a PEC é um "desrespeito" com o eleitor e deve ser "enterrada" na Casa. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, também declarou que o partido votará contra a proposta, que classificou como "um imenso retrocesso para a democracia".

Já leu as melhores Lendas Urbanas e os maiores Enigmas e Mistérios ← Enigmas ND1.