Planeta em Alerta: Guerras, Territórios e o Jogo das Potências
Faltarão argumentos a Trump para convencer Israel a parar de exterminar mulheres, idosos e crianças palestinas por território. Como impedirá a China de tomar Taiwan? Como convencerá a Rússia a não extinguir a Ucrânia? E como impedirá a Argentina de retomar as Ilhas Malvinas, atuais Falklands?
Isso só para dar uma noção do tamanho do problema que a "diplomacia" americana arrumou para o mundo. Nem vou citar a Caxemira, na divisa da Índia e do Paquistão.
Na esfera econômica, é "bonito" ver essa guerra estratégica e comercial entre os dois gigantes globais, EUA x China, onde esta dá um banho estratégico, consolidando-se como parceira comercial planetária. Enfim, o Brasil aproveita as oportunidades e se coloca como celeiro global, captador de tecnologia indiana, chinesa e europeia, sentando-se à mesa dos grandes globais.
A maior batalha brasileira está em nossa sociedade, pois de pouco adianta um governo implementar políticas progressistas enquanto os mais pobres têm suas mentes no século XVI.

EDUARDO DA SILVA
Um apaixonado por política, um profundo conhecedor dos temas centrais brasileiro e sempre disposto a analisar sem paixões, mas buscando a razão.
Leia +