Manifesto de Ciro Gomes pode ser anúncio da desistência de sua candidatura, adianta Colunista do ND1


Ciro Gomes, candidato à Presidência pelo PDT, anunciou neste domingo (35) em sua conta oficial no Twitter, sem dar muitos detalhes, que fará um manifesto à nação nesta segunda-feira (26), às 10h da manhã. O fato está deixando a imprensa e seus apoiadores e militantes em polvorosos. 

O pedetista vem sendo pressionado até mesmo por correligionários de seu partido para apoiar o ex-presidente L

ula (PT). Tradicionais apoiadores de Ciro como o cantor Tico Santa Cruz e o jornalista e escritor Nelson Motta escreveram carta aberta ao candidato, chamado de “amigo” por ambos, pedindo que ele tome uma postura mais coerente.

Observem o que aconteceu no debate promovido por SBT, CNN Brasil, Nova Brasil, Terra, Estadão/Alvorada, pool de veículos que realizou o programa: no debate realizado no sábado, Ciro se incomodou ao ser perguntado sobre possível apoio ao Lula em um eventual segundo turno e atacou o petista em sua resposta ao dizer que ele é um dos culpados pela polarização do país.

Vejam que só algumas horas mais tarde, o PDT anunciou que não vai punir membros que apoiarem Lula ainda no primeiro turno. A medida é óbvio, desagradou Ciro Gomes e há assessores do candidato que acreditam haver um racha dentro do partido.

A pressão de eleitores famosos sobre Ciro Gomes

Tico, por exemplo, lamentou o rumo tomado pelo pedetista. "Ciro está deixando de ouvir quem estava ao seu lado na trincheira e passou a se juntar com gente que não só ajudou a criminalizar a esquerda, como está usando suas falas e não lhe dará voto, ainda  cuspirão em  no seu projeto”, disse o cantor em suas redes sociais.

O jornalista Nelson Motta enalteceu a trajetória política do “amigo”, mas disse que o momento é de “união nacional em torno de Lula".

Na última pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (24), Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. 

O candidato do PDT, vendo que poderá sair menor do que entrou nesta campanha e menor ainda que em 2018 pode anunciar a desistência de sua candidatura ao Palácio do Planalto. Se isto se confirmar - teremos à vitória do petismo que vencerá no primeiro turno - sem ter de explicar os escândalos de corrupção do partido nos governos Lula e Dilma. Uma pena!

O presidente do PDT, Carlos Lupi, negou os rumores de que o candidato anunciará sua desistência. “Não, não e não”, disse ao Valor agora pouco. Já ao Poder360, a assessoria de imprensa de Ciro Gomes disse que o candidato vai ler um manifesto “que falará sobre o atual momento político no país e o papel de sua candidatura neste contexto”. 

Veja os artigs mais recentes de Maurício Júnior publicados na Coluna Radar ND1. Acesse Aqui!

      Foto do Colunista

      RADAR ND1

      Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

      Leia +