Lewandowski: Sarrubbo aceitou convite para ser secretário de Segurança


O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, confirmou à coluna do jornalista Igor Gadelha que o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, aceitou o convite para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública da pasta, de acordo com artigo publicado no portal Metrópoles.

“Convidei, e ele aceitou”, disse Lewandowski à coluna na tarde desta quarta-feira (17/1), por mensagem de texto.

Como o ND1 havia informado anteriormente, o convite a Sarrubbo foi feito por Lewandowski em encontro na semana passada, em São Paulo. O ministro do STF Alexandre de Moraes, que é próximo do procurador, também teria de acordo com a imprensa participado da conversa.

Mario Luiz Sarrubbo no Ministério da Justiça é Considerado Linha Dura

Considerado “linha-dura” na área de segurança, o procurador terá de se aposentar do Ministério Público paulista, onde atua há mais de 30 anos, para assumir o cargo no Ministério da Justiça.

Só tem um probleminha, faltou combinar com os "russos", é que a escolha do procurador enfrenta resistência entre setores progressistas e da esquerda tanto de dentro quanto de fora do governo, e a falta de consenso e entendimento sobre a nomeação de Sarrubbo atrapalha o meio de campo político do governo Lula.

Lewandowski confirma número 2 no Ministério da Justiça

Lewandowski também confirmou à mesma coluna de Igor Gadelha, nesta quarta, a escolha do advogado baiano Manoel Carlos de Almeida Neto como futuro secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Manoel conhece Lewandowski de longa data. Ele foi secretário-geral do STF quando o ministro presidiu a Corte. O advogado também foi braço direito de Lewandowski no TSE.

Até então, Manoel trabalhava como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Na segunda-feira (15/1), porém, ele pediu desligamento da empresa para assumir como número 2 do Ministério da Justiça do governo Lula/3.

Mulher na Secretaria de Justiça no Governo Lula

Para a Secretaria Nacional de Justiça, Lewandowski pretende nomear uma mulher. À coluna o ministro confirmou a intenção, mas disse ainda não ter batido o martelo sobre o nome.

A preferência por uma mulher atende a um pedido de Lula e da primeira-dama, Janja, que solicitaram a Lewandowski paridade de gênero na futura equipe da pasta.

*Com informações de Igor Gadelha, do Portal Metrópoles.

Foto do Colunista

RADAR ND1

Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

Leia +