Justiça mantém prisão de mãe acusada de abandono após morte da filha

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu manter a prisão de Vanusa Moura Ferreira, de 23 anos, mãe de uma bebê de 8 meses que morreu após ser deixada sozinha com o irmão de 5 anos. Vanusa, que foi a um baile funk em Realengo, na Zona Oeste do Rio, responde pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte.

Em sua decisão, o juiz Danilo Nunes Cronemberger Miranda classificou a conduta da mulher como "repugnante". Ele destacou que a mãe abandonou os filhos por mais de seis horas para ir ao evento, o que, infelizmente, resultou na morte da criança.

Condições da casa e depoimentos de testemunhas

De acordo com o depoimento de uma assistente administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a própria Vanusa admitiu ter deixado as crianças para ir ao baile. A equipe médica da UPA suspeitou de maus-tratos e acionou a polícia.

Em depoimento, Vanusa alegou que foi a primeira vez que deixou os filhos sozinhos, pois a irmã não pôde ficar com eles. No entanto, testemunhas ouvidas pela Polícia Civil afirmaram que a mulher tinha o hábito de sair e deixar as crianças desacompanhadas. O delegado Alexandre Netto Cardoso, da 34ª DP (Bangu), confirmou: "As testemunhas informaram que a Vanusa tinha esse hábito para sair, principalmente no período da noite. Comentaram também sobre o comportamento relapso dela em relação às crianças".

A polícia, que investiga o caso, descreveu a casa como "insalubre e sem segurança". Imagens feitas no local mostram colchões sujos no chão e a escada que leva ao primeiro andar com apenas uma grade de um lado e sem corrimão no outro. O berço improvisado do bebê, feito com pedaços de madeira, ficava em uma área próxima à escada.

Vanusa também informou ter sofrido ameaças de morte na prisão. A Justiça já oficiou a Secretaria de Administração Penitenciária para garantir sua segurança.

Foto do Colunista

EDUARDO DA SILVA

Um apaixonado por política, um profundo conhecedor dos temas centrais brasileiro e sempre disposto a analisar sem paixões, mas buscando a razão.

Leia +