Bolsonaro Agora Sonha com o 'Perdão' de Xi Jinping e da China


O presidente Jair Bolsonaro tenta desesperadamente adquirir da China a vacina que ele sempre repudiou, e fez questão de deixar isso claro publicamente. A China foi por inúmeras vezes insultada, ridicularizada e acusada por seu governo e auxiliares de ter criado propositalmente o vírus. Mas nunca se apresentou provas para sustentação do argumento — nem aqui e nem em nenhum lugar do mundo — diga-se de passagem.

Ajuda de Xi Jinping

Já no Palácio do Planalto — sua equipe se apega há um argumento: de que ele tem bom relacionamento com Xi Jinping, mandatário Chinês e que seus desentendimentos, são apenas com o embaixador Yang Wanming. Brasil e China fazem parte do seleto grupo BRIC's sigla para: Brasil, Russia, Índia e China: países com economias emergindo no mundo.

De acordo com interlocutores próximos à embaixada da China, reportaram à Folha de S. Paulo: “que os argumentos de auxiliares do presidente beiram a infantilidade. E que o embaixador Yang Wanming é um quadro chinês de primeira linha, forte e prestigiado em seu país”.

Presidente sobre pressão

A corda tem apertado dia à dia depois de uma série de erros do presidente da república: seu negaciosismo estúpido tem patrocinado tudo o que vimos de ruim no enfrentamento a pandemia. Agora Bolsonaro quer uma ajudinha dos 'comunistas' da China — da qual tantas vezes fez questão de ofender para se alinhar automaticamente ao Estados Unidos de Trump — que sua vez vai saindo de cena hoje da Casa Branca, pela porta dos fundos. 

Os chineses já dão respostas 

Os chineses já começaram mostrar que não aceitam insultos e ataques gratuitos de nenhuma nação, se não aceitaram nem os insultos e ataques americanos, obviamente não aceitariam os nossos. Digo nossos, porque infelizmente a turma que foi à público insultar os chineses é gente com cargos que representam o estado brasileiro e seu povo, gente que já deveriam ter sido exonerados há muito tempo — para mostrar a disposição do governo em corrigir alguns de seus erros mais crassos na desastrosa política externa brasileira.

Atrasos nos insumos

Os atrasos nos insumos para a confecção final da CoronaVac e Astrozaneca são a resposta dada pelo governo de Pequim, de que não aceitarão sem revidar de alguma maneira insultos e qualquer tipo de ataque. Mas o governo brasileiro é tão ruim — tão amador que foi brigar justamente com o seu maior parceiro comercial — nação que até bem pouco tempo atrás mantinha ótimas relações com os brasileiros. Aliás, para que servem todos esses "generais de pijama" no Palácio do  Planalto? Não sabem alertar o presidente para a mais completa falta de estratégia nacional? Aí fica muito, mas muito difícil mesmo.

*MAURÍCIO JÚNIOR É COMENTARISTA DE POLÍTICA E EDITA A COLUNA RADAR ND1*

Grupo do ND1 no WhatsApp

Se gostou de nossas reportagens, artigos e podcast's, lhe convidamos para fazer parte do grupo do ND1, apenas com conteúdo sobre à política nacional: colunas, blogs e matérias especiais. Nosso grupo não tem conversação paralela, não encherá seu aparelho de imagens e vídeos: somente moderadores poderão publicar e enviar links do ND1, com nosso conteúdo. Para participar clique na imagem abaixo!
Foto do Colunista

RADAR ND1

Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

Leia +