Ciro e Bolsonaro no 2º Turno: O Debate do Século em 2022, Seria um Sonho!
Se existe uma torcida forte no país com a aproximação do debate eleitoral para as eleições de 2022, é sem dúvida o encontro de Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (Sem Partido), aliás os jornalistas da grande mídia e principais patrocinadores do neoliberalismo no Brasil — que fazem propaganda gratuita para esse modelo falido — mesmo torcendo o nariz, reconhecem que Bolsonaro seria trucidado pelo ex-ministro e ex-governador do Ceará. Bolsonaro é visto pela mídia como um homem sem cultura, truculento e aprendiz de ditadorzinho: as únicas coisas interessantes que Bolsonaro oferece a setores da mídia e ao empresariado, é o corte de direitos nas camadas mais pobres, a enxugada do estado, o que lhes interessa pessoalmente, mesmo que isso signifique a penalização dos mais pobres. O mercado financeiro aprova essas medidas, que empobrecem e empurram milhões de brasileiros para a linha da miséria.
Ciro vs Bolsonaro
Na contra mão do que representa Bolsonaro — Ciro é nacional desenvolvimentista: sabe que a conta não fecha com o Brasil sendo uma espécie de 'fazendinha' do mundo. Quanto vale uma saca de arroz comparada a uma turbina de avião? Bolsonaro sem dúvidas não sabe, mas Ciro com toda certeza sabe muito bem fazer esse calculo. Tanto faz para Bolsonaro se a Ford fechou as portas, levando dinheiro de empréstimos do BNDES e incentivos tributários, mas Ciro sabendo que a empresa levou dinheiro público levanta o tema da estatização da fábrica — sinalizando que se ele fosse o presidente, as empresas estrangeiras teriam de ler por nossas cartilhas. Mas Bolsonaro, cria da estupides — declara que esse tipo de 'golpe' faz parte do 'livre mercado'.
Seria um programão com direito a pipoca na manteiga ver o capitão, que de tão medíocre e insubordinado não chegou nem a comandante, quiçá general — bradar o bordão: tá ok! Quando se enxergar completamente perdido — com uma 'casca de banana', jogado pelo caminho por nada mais, nada menos, que Ciro Gomes — ávido orador e conhecedor dos problemas e soluções pelo qual à nação precisa caminhar. Tem muita gente no Brasil que faria questão de montar uma singela arquibancada: com direito a telão, torcida e tudo mais que tenham direto.
Ciro e a crise de Manaus
Imaginem Ciro Gomes abordando à crise da falta de oxigênio em Manaus, em mais um ato de genocídio, o atual presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) disse nesta sexta-feira, 15, que “não tem por que ter esse trauma todo apenas preocupado com a Covid”, enquanto pacientes morrem sem oxigênio nos hospitais de Manaus. Imaginem só, Ciro o interpelando pela mais mau sucedia gestão da crise de pandemia no mundo, da qual o mundo assiste perplexo Bolsonaro não comandar, não gerir, afundando o maior país da América Latina e o 2º maior do Hemisfério Sul numa crise sem precedentes e sem dia para acabar. Agora imaginem só, Ciro interpelando o caso das rachadinhas do seu filho Flávio Bolsonaro — em debate eleitoral, transmitido em rede para todo Brasil.
Bolsonaro deve se acovardar
Num eventual 2º Turno em 2022 entre Ciro e Bolsonaro, muito provavelmente Bolsonaro vai mostrar que veio na vida para se acovardar, como fez aliás na eleição de 2018, dando desculpas pelo lamentável episódio da facada; fugindo dos debates e entrevistas, mas fazendo campanha normalmente pelas ruas do Brasil, para sua maior conveniência. Muita gente no Brasil sonha com essa possibilidade, mas apesar da vontade — temos que ter em mente que Bolsonaro e sua assessoria fariam de um tudo, para não enfrentar um Ciro Ferreira Gomes em sua frente. Mas que seria um sonho, isso seria!
*MAURÍCIO JUNIOR / COMENTARISTA DE POLÍTICA DA COLUNA RADAR ND1*
Grupo do ND1 no WhatsApp
Se gostou de nossas reportagens, artigos e podcast's, lhe convidamos para fazer parte do grupo do ND1, apenas com conteúdo sobre à política nacional: colunas, blogs e matérias especiais. Nosso grupo não tem conversação paralela, não encherá seu aparelho de imagens e vídeos: somente moderadores poderão publicar e enviar links do ND1, com nosso conteúdo. Para participar clique na imagem abaixo!

RADAR ND1
Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.