Lula reúne ministros ex-governadores para discutir segurança pública
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, com ministros que já foram governadores para tratar da situação da segurança pública no país.
A convocação foi feita na quarta-feira (12), em meio à intensa movimentação no Executivo e no Congresso Nacional em torno do projeto de lei antifacção, cuja análise na Câmara dos Deputados acabou adiada após articulações políticas.
Segundo informações da TV Globo, dos nove ministros presentes à reunião, seis já governaram estados e enfrentaram diretamente desafios na área da segurança. Um dos participantes afirmou que o objetivo do encontro é fazer uma avaliação ampla do tema e ouvir as experiências dos ministros.
“É preciso saber o que fazer para resolver o problema da insegurança e montar um discurso. O assunto tem gerado muito engajamento”, disse um dos integrantes do governo.
Enquanto isso, governadores de partidos de direita se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e conseguiram o adiamento da votação do projeto antifacção. Desde a crise de segurança no Rio de Janeiro, no fim de outubro, o grupo tem atuado de forma coordenada para propor medidas de enfrentamento ao crime organizado.
