Banco Central lançará ferramenta para bloquear criação de novas chaves PIX e reforçar combate a fraudes

O Banco Central (BC) anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a criação de novas chaves PIX em seu nome. A medida, que será implementada nos próximos meses, faz parte do conjunto de ações da instituição para reforçar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.

De acordo com o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Lobo, o modelo funcionará de forma semelhante a um novo serviço previsto para dezembro, que permitirá aos cidadãos informar aos bancos que não desejam abrir novas contas — sejam elas correntes, de poupança ou de pagamento.

“O objetivo é prevenir fraudes, especialmente casos em que criminosos criam chaves PIX falsas ou tentam incluir novos titulares em contas conjuntas e empresariais sem autorização”, explicou Lobo.

O Banco Central já vem intensificando o combate às fraudes no PIX. Desde outubro, passou a bloquear chaves identificadas pelas instituições participantes como usadas em golpes. Além disso, mais de 245 milhões de chaves PIX foram excluídas recentemente por bancos e usuários, em razão de erros de grafia, suspeitas de fraude, morte do titular ou por solicitação do cliente.

Outra novidade é o novo botão de contestação, disponível nos aplicativos das instituições financeiras. A ferramenta permite que o usuário conteste uma transação diretamente pelo app, sem precisar de atendimento humano, agilizando a análise e eventual reversão de operações suspeitas.

Segundo o Banco Central, essas medidas fazem parte de uma estratégia contínua de aperfeiçoamento do ecossistema do PIX, que já soma mais de 800 milhões de chaves registradas no país.