INSS convoca 4 milhões de beneficiários para fazer prova de vida e evitar bloqueio de pagamentos

Cerca de quatro milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de realizar a prova de vida para manter o pagamento de seus benefícios. Segundo o órgão, todos os convocados já receberam aviso pelo aplicativo Meu INSS ou por meio do extrato bancário onde o benefício é depositado.

De acordo com o instituto, a convocação foi direcionada apenas aos segurados cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. Os beneficiários têm 30 dias, contados a partir da data do aviso, para concluir o procedimento e evitar o bloqueio do pagamento.

O INSS divulgou um passo a passo para regularizar a situação:

Acessar o site ou aplicativo Meu INSS, realizar o login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado;

Em alguns bancos, é possível fazer a prova de vida online, diretamente pelo aplicativo ou site da instituição financeira;

Também é possível comparecer presencialmente à agência bancária onde o benefício é pago, levando um documento oficial com foto.

Quem precisa fazer

Mesmo com o novo sistema de verificação automática, há casos em que o INSS não consegue confirmar a prova de vida por cruzamento de dados. Nesses casos, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento — de forma digital ou presencial.

Importância da comprovação

A prova de vida é uma exigência legal para garantir que o pagamento dos benefícios seja feito de forma correta e segura. O processo busca prevenir fraudes e assegurar que os recursos públicos cheguem apenas aos beneficiários de direito.

Alerta contra golpes

O INSS reforça que não faz contato direto por telefone, WhatsApp, SMS ou redes sociais pedindo a realização da prova de vida, envio de documentos ou agendamento de visitas. Servidores do órgão não vão até a casa dos beneficiários para coletar informações ou realizar o procedimento.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais oficiais do INSS:

Site: [gov.br/inss](https://www.gov.br/inss)

Aplicativo:  Meu INSS

Central 135 (atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h).