Lewandowski obtém visto e poderá integrar comitiva de Lula em Nova York

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, obteve o visto para entrar nos Estados Unidos e poderá acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na comitiva brasileira durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York na próxima semana, entre 22 e 24 de setembro. O visto de Lula já está regular para o evento.

Apesar da aprovação para Lewandowski, o Itamaraty informou na segunda-feira (15) que parte dos vistos da delegação brasileira ainda estava em "processamento", mas a diplomacia avalia que há tempo hábil para a liberação.

Tensão diplomática e cancelamentos de vistos

A liberação do visto de Lewandowski acontece em um cenário de tensão diplomática. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também estava na lista de autoridades aguardando autorização, teve os vistos de sua esposa e filha cancelados no mês passado. A sanção se deu por causa da ligação de Padilha com o programa Mais Médicos, que o governo americano descreve como um "golpe diplomático".

Em julho, os Estados Unidos também revogaram os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo Alexandre de Moraes, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A medida, anunciada pelo governo de Donald Trump, foi justificada como uma forma de "responsabilizar estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos".