Janja viaja a Nova York como enviada especial da COP30

A primeira-dama Janja da Silva viajou para Nova York antes do presidente Lula e já está cumprindo uma série de agendas como enviada especial para mulheres da COP30.
Enquanto Lula só desembarcará na cidade no domingo (21), Janja chegou na quarta-feira (17) a bordo do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou a equipe precursora da comitiva.

A maior parte dos compromissos de Janja nos Estados Unidos tem relação com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, que acontecerá em novembro, em Belém, no Pará. Como enviada especial, ela participa de diálogos e levará as posições de sua área de representação para a organização do evento.

Agenda e compromissos na ONU

A agenda de Janja em Nova York inclui reuniões sobre a conexão entre gênero e clima, um encontro sobre o Balanço Ético Global e discussões sobre merenda escolar regenerativa. Além de seus compromissos, a primeira-dama também acompanhará o presidente em eventos importantes, como a conferência sobre a situação na Faixa de Gaza, o debate geral da ONU e o lançamento do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado pelo Brasil na COP30.