CPMI do INSS cancela reunião após investigado faltar a depoimento
A reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que aconteceria nesta segunda-feira (15), foi cancelada. O motivo foi a ausência de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", que comunicou, por meio de sua defesa, que não compareceria para depor.
A informação foi divulgada pela assessoria do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Pela manhã, a defesa de Antunes havia informado que ele compareceria à oitiva para se defender das acusações. No entanto, ele mudou de ideia horas depois.
Quem é Antônio Carlos Camilo Antunes?
Considerado um dos principais articuladores de um esquema de desvio de bilhões de reais do INSS, Antunes foi preso na última sexta-feira (12) pela Polícia Federal. Ele é suspeito de pagar propina a servidores do órgão para obter dados de aposentados e pensionistas de forma ilegal. O objetivo era repassar essas informações a entidades e, assim, viabilizar descontos fraudulentos.
Como foi convocado na condição de investigado, o empresário não era obrigado a responder a todas as perguntas dos parlamentares. O cancelamento da reunião foi lamentado, já que havia 14 pedidos para que ele fosse ouvido pela comissão.
