Levantamento de ocupação de leitos da covid-19 do SBT News mostra situação dramática dos Estados
O alerta do aumento de vítimas de covid-19 e a ocupação crítica de unidades de terapia intensiva (UTIs) em quase todos os estados brasileiros acendeu o sinal de alerta das autoridades sanitárias e do ministério da saúde. "Vamos ter mais mortes", diz o epidemiologista Diego Xavier, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informa o site SBT News.
Epidemia em crescimento
Para Diego, com a epidemia crescendo em todos os lugares, não há como uma região ajudar a outra. Ele aplaude os governadores que tomaram medidas restritivas e tentam não ultrapassar a situação crítica de falta de leitos para agir. O SBT News, site de notícias de propriedade do Grupo Silvio Santos fez um levantamento neste sábado (6.mar) em 10 estados e no Distrito Federal sobre a ocupação de leitos de UTI para pacientes de covid-19. O limite, que alerta o epidemiologista, está bem mais próximo do que se imagina.
As informações foram coletadas nos sites das Secretarias Estaduais de Saúde disponíveis para a população e reunidas por jornalistas do SBT News e o ND1 reproduz os dados abaixo.
Rio Grande do Sul
95.8% dos 2.177 leitos do SUS 2086 estão ocupados
119,6% dos 828 leitos privados 990 ocupados
75% dos 7093 leitos de covid-19 fora de UTI adulto, 320 ocupados
Santa Catarina Há 1.601 leitos de UTI ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.554 estão ocupados, sendo 871 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 97,1% e há 47 leitos vagos atualmente.
Distrito Federal
94,80% dos leitos de UTI com suporte de ventilação mecânica estavam ocupados no DF na última sexta-feira (5.mar)
Maranhão
94,41% de ocupação de eleitos de UTI exclusivos para Covid 19 na grande Ilha; 98,36% em Imperatriz e 70,30% nas demais regiões do estado. Há apenas um leito livre na região de Imperatriz.
Ceará
93,9% das UTIs adulto e 91,3% nas enfermarias em Fortaleza. Em doze hospitais a taxa chegou a 100%
Bahia
85% de UTIs adulto ocupadas, no dia em que o estado completa 1 ano do primeiro caso confirmado de covid-19.
Pernambuco
94% de ocupação em UTI
79% em enfermaria
Amazonas
87,43% dos leitos ocupados
Rondônia
A ocupação de leitos de UTI é de 83,6%, apenas 21 leitos livres para novos casos. Em 12 hospitais a taxa é de 100%
São Paulo
Dados de sexta-feira (5.mar) mostram taxa de ocupação de 72% em hospitais municipais e 91% em hospitais contratualizados. A taxa de ocupação nas enfermarias é de 67%
Minas Gerais
81% de ocupação de leitos de UTI
Novo epicentro de covid no mundo
Outra informação temerária foi trazida a baila pelo jornalista Jamil Chade, do portal UOL, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados nesta sexta-feira apontam que o Brasil se consolida como o novo epicentro da pandemia e registrou, uma vez mais, o maior número de novas infecções pela covid-19 no mundo, no período de 24 horas.
30% de infecções no planeta estão no Brasil
De acordo com a entidade, foram registrados 71,7 mil novos casos em um dia, contra 65 mil nos EUA. O Brasil ainda representa 30% das novas infecções no planeta no período avaliado. No mundo, a OMS contabilizou 240 mil casos extras.
"Esse é o segundo dia consecutivo no qual o Brasil é líder mundial, com uma distância cada vez maior em comparação aos demais países", alertou o jornalista.

RADAR ND1
Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.
Leia +