Judiciário tem dez dias para entregar à defesa de Lula mensagens trocadas entre Moro e Dallagnol


A decisão de ontem do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que concede à defesa do ex-presidente Lula as mensagens trocadas por Sergio Moro e Deltan Dallagnol, é essencial para provar que Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de um tribunal de exceção e, portanto de uma prisão arbitrária e política.

Lewandowski atendeu pedido da defesa de Lula

"O ministro Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Lula e determinou que a 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal libere ao petista, com o apoio de peritos da Polícia Federal, dentro do prazo de até 10 dias, o compartilhamento das mensagens da Operação Spoofing — a popular Vaza-Jato", informou a coluna Radar, da Veja.

Lula poderá ter acesso a todas as mensagens dos investigadores da Lava-Jato, roubadas por hackers, “que lhe digam respeito, direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira”.

Gilmar pode pautar suspeição de Moro

Depois disso, o também ministro Gilmar Mendes poderá pautar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, o que pode culminar em uma grande reviravolta no cenário político nacional para 2022.

Lula pode ficar elegível a depender da decisão

Lula poderá ser considerado elegível novamente, se Moro for julgado como suspeito, caindo assim -- um à um, processos judiciais movidos contra o ex presidente da república e maior liderança viva da esquerda brasileira. Se Gilmar pautar a suspeição de Moro, estaremos diante de uma das maiores reviravoltas políticas brasileiras dos últimos anos: muito parecida com a improvável ascensão da extrema-direita no país, possibilitada pela vitória de Jair Bolsonaro.  

Inferno astral de Moro

Com popularidade em queda, atestado de imparcialidade como juiz cada vez mais contestada, Sergio Moro vai assistindo tudo que plantou até pouco tempo na festejada com pompas e comemorações - Lava Jato: indo por água abaixo. Moro que emergiu como herói nacional, o grande combatente da corrupção, hoje figura como um decadente personagem da política brasileira. Melancólico vai se anunciando o fim do herói. Triste fim!   
Foto do Colunista

RADAR ND1

Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

Leia +