Datafolha desta quinta-feira 18 de agosto mostra que Lula pode vencer Bolsonaro no 1º turno; colunista acha improvável


O Datafolha divulgou na noite desta quinta-feira (18) sua nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Lula (PT, foto) aparece com 47% dos votos, e Jair Bolsonaro (PL, foto) tem 32%.

Já em terceiro lugar, muito distante dos dois líderes, aparece Ciro Gomes (PDT), com 7% dos votos. Simone Tebet (MDB) aparece com 2%, e Vera Lúcia (PSTU) com 1%; os demais não pontuaram.

Levando em conta a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos, Lula venceria no primeiro turno, evidentemente se o pleito fosse hoje: ele teria 51% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), ante 35% de Jair Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades brasileiras, de terça (16), data de início oficial da campanha, a esta quinta (18).

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

Genial Quaest aponta dados similares

Pesquisa Quaest para presidente vai na mesma direção: Lula pontuou 45% e Bolsonaro, 33%. O levantamento cabe destacar, foi feito com 2.000 entrevistados face a face entre os dias 11 e 14 de agosto; com margem de erro de dois pontos percentuais.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

Com várias pesquisas apontando para uma estabilidade no cenário, muito provavelmente Bolsonaro e Lula se enfrentaram no 2º Turno das Eleições 2022. No entanto cabe destacar, e não faço isso devido a militância, até porque não acho sinceramente que Lula seja a solução para o Brasil nesse momento tão complicado e com ameaças desrruptivas.

Lula tem vantagens sobre Bolsonaro

O ex-presidente tem claras vantagens sobre o atual num eventual segundo turno, as pesquisas mostram que Lula agregaria votos de grupos que não votariam nele no 1º turno, o mesmo não ocorre com Bolsonaro, pelo menos na proporção que ocorreria com Lula, de acordo com as recentes pesquisas. O atual mandatário do Brasil se mostra isolado em cada vez mais no limite de seu teto. Mas deixo claro uma opinião minha, baseada em minhas analises, é muito difícil Lula vencer já no primeiro turno, eu disse muito difícil!

Veja todos os artigos da coluna Radar ND1, Acessando este link. Boa leitura!

Foto do Colunista

RADAR ND1

Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

Leia +