As “Cartas” de Donald Trump Estão na Mesa; Como Será o Jogo?

As cartas estão na mesa, Donald Trump desequilibrando o jogo com seus vizinhos e deixando uma sensação de que o pior está por vir.

A desestabilização dos vizinhos importantes, o Canadá, o México, pois os EUA tem sua mão de obra e a produção de Fentanil, droga criada por laboratórios americanos, entre outras, e produzida em larga escala,  deixam como única alternativa  a China, não vejo alternativa,  a Europa, América Latina (exceto Argentina) e o continente Africano, no meio das Startups, a China está em plena revolução de Inteligência Artificial (IA) fazendo as Big Techs perderem trilhão de dólares em um fim de semana, está difícil segurar o Tigre Asiático.

No outro lado do globo, o presidente Trump cumpre seu processo de isolamento, deportando milhares de sul americanos, construindo um processo brutal  de uso de sobre taxação ilimitada aos produtos concorrentes e prometendo taxar quem negocia ou compõe o BRICS (conjunto de países que não comungam com os EUA).

O protecionismo vai derrubar a competitividade americana, o expurgo levará ao desabastecimento interno, já que os imigrantes expulsos compõem a mão de obra barata, fato é que os americanos outrora bastião da "democracia" global, arcarão pesadas consequências futuras quanto as suas gananciosas decisões e segue o barco.
 

Foto do Colunista

EDUARDO DA SILVA

Um apaixonado por política, um profundo conhecedor dos temas centrais brasileiro e sempre disposto a analisar sem paixões, mas buscando a razão.

Leia +