Produção de petróleo e gás no Brasil atinge 4,9 milhões de boe/d em novembro, diz ANP

A produção de petróleo e gás natural no Brasil alcançou 4,921 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em novembro de 2025, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume representa queda na comparação mensal, mas crescimento expressivo frente ao mesmo período de 2024.

Do total produzido, 3,773 milhões de barris por dia (bbl/d) correspondem ao petróleo, o que significa recuo de 6,4% em relação a outubro. Na comparação anual, porém, houve aumento de 13,9%. Já a produção de gás natural somou 182,57 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com queda de 6,3% frente ao mês anterior e alta de 15,7% em relação a novembro de 2024.

Os números fazem parte do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado no Rio de Janeiro pela ANP.

Pré-sal concentra a maior parte da produção

A produção no pré-sal atingiu 3,913 milhões de boe/d em novembro, o equivalente a 79,6% de toda a produção nacional. Segundo a ANP, houve redução de 8,5% em relação a outubro, mas crescimento de 15,6% na comparação anual.

Desse total, 3,024 milhões de bbl/d foram de petróleo e 141,27 milhões de m³/d de gás natural, extraídos por meio de 178 poços em operação.

Aproveitamento do gás permanece elevado

Ainda de acordo com a agência reguladora, o aproveitamento do gás natural chegou a 96,9% em novembro. Foram disponibilizados ao mercado 61,87 milhões de m³/d, enquanto a queima somou 5,71 milhões de m³/d.

A ANP informou que houve aumento de 5,0% na queima em relação ao mês anterior, mas redução de 8,1% na comparação com novembro de 2024.

Produção segue concentrada no mar e na Petrobras

A maior parte da produção brasileira continuou vindo de campos marítimos, responsáveis por 97,7% do petróleo e 85,7% do gás natural extraídos no país. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio, responderam por 89,35% do volume total.

A produção nacional teve origem em 6.082 poços, sendo 539 marítimos e 5.543 terrestres.

Búzios e Mero lideram produção

O campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo em novembro, com 744,30 mil bbl/d. No gás natural, o destaque foi o campo de Mero, também na Bacia de Santos, com produção de 40,80 milhões de m³/d.

Entre as instalações, o FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios, liderou a produção de petróleo, com 239.453 bbl/d. No gás natural, o maior volume veio do FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero, com 12,83 milhões de m³/d.

Mais informações detalhadas sobre os dados podem ser consultadas no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, disponível no site da ANP.