Paraná Pesquisas no Ceará: Ciro perde para Lula e Bolsonaro e alarma reduto eleitoral do Cearense


Na disputa eleitoral rumo ao Palácio do Planalto, quem vem mantendo certa resiliência e até crescimento nas diversas pesquisas com os eleitores em todo Bra
sil é o petista e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova pesquisa eleitoral no Ceará, reduto eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes revela levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 30/07.

Em um dos dois cenários pesquisados, o petista tem 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) (19,4%). Ciro Gomes (PDT), por sua vez, aparece na terceira colocação, com 13,5%. O senador Tasso Jereissati, possível presidenciável, chega com 4,3%.

A história das disputas reais até aqui mostram que Ciro Gomes tem se mostrado um candidato difícil de ser batido no Ceará. Nas três eleições presidenciais que disputou, o ex-governador ficou na frente ao final dos primeiros turnos.

É preciso atentar que a posição de Ciro oscila positivamente no segundo cenário, quando o senador Tasso Jereissati é substituído por João Doria (PSDB-SP): o pedetista vai a 14,5% das intenções de voto, mas continua numericamente na terceira colocação. Porém, empatado considerando o limite da margem de erro de 2,5 pontos percentuais com Bolsonaro, que tem 19,5%. Nesse cenário, Lula tem 46,3%.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas em 84 municípios cearenses. Foram ouvidas 1.528 pessoas. O instituto pesquisou dois possíveis cenários.

O ex-governador cearense tem batido na tecla de que Lula não tem como denunciar à corrupção do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), porque retrucariam em cima dos escândalos do passado que o PT e seu governo protagonizaram.

"Aliás, cadê a opinião do Lula sobre esses escândalos todos? Olha a encalacrada que nós caímos: o principal líder da oposição até o presente momento não deu uma palavra sobre esta absurda corrupção na roubalheira em vacinas", em outro trecho ele seguiu: "Não fala nada porque na hora que ele falar em corrupção a turma manda ver Palocci, Sérgio Machado, Eunício Oliveira... Manda ver Ricardo Barros, que era vice-líder do governo Lula", twittou Ciro

Foto do Colunista

RADAR ND1

Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

Leia +