STF retoma julgamento de Bolsonaro com placar de 2 a 1 pela condenação


A Primeira Turma do Supremo decide o futuro do ex-presidente, acusado de liderar uma trama golpista para se manter no poder.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (11), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete ex-aliados, todos acusados de tentar um golpe de Estado. O objetivo do complô seria manter Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas urnas. O placar atual está em 2 a 1 pela condenação.

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela culpa de Bolsonaro. Já o ministro Luiz Fux votou pela absolvição, além de ter votado pela anulação total do processo, alegando que o STF não tem competência para julgar o caso, já que nenhum dos réus tem foro privilegiado na Corte.

Expectativa de maioria e acusações
A próxima a votar é a ministra Cármen Lúcia, e a expectativa é que seu voto confirme a condenação de Bolsonaro, formando a maioria. A ministra já havia manifestado críticas duras à trama golpista em ocasiões anteriores.

Há, no entanto, uma maioria já formada para a condenação de dois réus: o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do complô, e o general Walter Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa de 2022. Os três ministros que já votaram os consideraram culpados pelo crime de atentar contra o Estado Democrático de Direito.

Os réus respondem por diversos crimes, como organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.