Pesquisa Datafolha: Boulos lidera com 32% das intenções de voto para Prefeitura de SP


A última pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31) confirma uma tendência que eu já expus aqui na coluna há alguns dias atrás; a de que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) vai iniciar a disputa na liderança. 

Boulos aparece na recente sondagem com 32% das intenções de voto, a primeira pesquisa eleitoral para a disputa da Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024, feita pelo Datafolha, já que o próprio ND1 divulgou uma sondagem que mostrava Guilherme na liderança. Atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) aparece em segundo, com 24%.

Entre a última terça-feira (29) e quarta (30), o Datafolha ouviu 1.092 eleitores na cidade de São Paulo. Segundo o instituto, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, de acordo com reportagem do portal g1.

Guilherme Boulos: 32%;

Ricardo Nunes: 24%;

Tabata Amaral (PSB): 11%;

Kim Kataguiri (União): 8%;

Vinicius Poit (Novo): 2%

Branco ou nulo: 18%

Nenhum: 5%

De acordo com o instituto, o alto percentual de intenção de voto nulo ou branco é normal a 13 meses do primeiro turno, que está previsto para acontecer em 6 de outubro de 2024; o segundo turno deve ocorrer no dia 27 de outubro de 2024.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado cita um nome sem que lhe sejam apresentadas opções prévias, os pré-candidatos aparecem da seguinte maneira:

Boulos: 8%;

Nunes: 4%;

Kim Kataguiri: 1%;

"Candidato do PT": 2%;

"O prefeito": 2%;

Não tem candidato: 72%;

Branco ou nulo: 7%.

O problema não é largar em primeiro, isso é até bem positivo visto que o prefeito Ricardo Nunes - tem toda estrutura da máquina a seu favor - mas Boulos terá que sustentar essa vantagem até a contagem dos votos, para continuar largando na frente em eventual 2º Turno. Pelo histórico da cidade de São Paulo, podem aguardar - pois teremos!

Foto do Colunista

RADAR ND1

Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.

Leia +