Negociações para Chapa Ciro-Marina é confirmada por presidente do PDT, mas falta ex-ministra aceitar
Ciro Gomes está se movimentando em busca de um vice para a chapa presidencial da eleição de 2022. De acordo com informação divulgada pelo portal iG, o PDT mantém conversas com a ex-ministra Marina Silva (Rede). A negociação foi admitida por Carlos Lupi, principal liderança nacional do partido, no entanto - segundo o dirigente, não há uma definição sobre à eventual chapa.
"É uma conversa antiga, mas não teve nenhuma evolução, está tudo em fase de conversa", declarou Lupi.
Cá para nós, a informação de uma eventual aliança animou a militância pedetista. Após a notícia divulgada pelo jornalista Gustavo Uribe, da CNN (veja aqui), de que Ciro estaria tentando convencer Marina Silva a ingressar na campanha do presidenciável, o assunto chegou aos Trending Topics do Twitter.
O desejo do PDT de ter a ambientalista Marina Silva como vice mostra uma mudança de estratégia em relação a 2018, quando o partido escolheu a pecuarista e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para a chapa. As duas defendem interesses antagônicos em seus campos políticos. Cabe destacar que dias atrás, no final de 2021 o site ND1 publicou a seguinte reportagem: "Marina Silva deve concorrer à uma vaga na Câmara ou Senado por Brasília", indicando que a ex-ministra não pretendia disputar nenhum cargo do executivo.
Marina vice de Ciro não mudará atual cenário
Eu particularmente não acredito que com uma aceitação de Marina Silva, para compor a chapa de Ciro, teríamos uma mudança favorável de Ciro no tabuleiro político. Isso até pode gerar muitas manchetes de capa e destaque na imprensa nacional, mas não deverá mudar o quadro.
Marina e Ciro tem em comum o eleitorado, na minha opinião falta a Ciro Gomes um nome de vice, que possa trazer o que ele ainda não tem efetivamente: o eleitorado de centro direita. Enquanto isso não for resolvido, vai ficar muito difícil vê-lo de forma competitiva, pelo menos nesta eleição em que Lula domina o noticiário e o espaço de centro-esquerda.
Receba nossas notícias nos aplicativos
Se você leu até o fim esse artigo é porque provavelmente gostou de nosso conteúdo: então lhe convidamos para receber nossas mais importantes publicações. Você ficará por dentro de tudo o que acontece na política brasileira aqui no ND1. E o melhor, nossos canais no Telegram e WhatsApp não são abertos para publicações de membros, então quando tiver publicação nova e uma notícia da política for relevante: você receberá. Somente moderadores publicam, sem spam ou conversas paralelas, só notícia e ponto final. Participe!
Aderir no Telegram Agora!
Aderir no Whatsapp Agora!
 
  RADAR ND1
Os últimos acontecimentos da política e da economia nacionais com análises e opinião de Maurício Júnior.
Leia +